
Você consegue identificar o nível de satisfação que o seu cliente tem em relação a seu produto ou serviço?
Esse é um dos grandes desafios de todas as empresas – ter o feedback dos seus consumidores. Muitas delas finalizam a relação com o cliente no momento da compra. Porém, será que o seu cliente gostou do seu produto/serviço? Ele irá influenciar de forma positiva ou negativa outras pessoas em relação a sua empresa?
Fazer o estudo sobre a satisfação do seu cliente poderá garantir ajustes necessários na sua empresa (caso ele esteja insatisfeito) ou apresentar os pontos fortes sobre ela (quando o nível de satisfação está positivo). Então, é necessário buscar ferramentas para fazer esse levantamento de informações. Porém, você sabe quais são as formas de ter esse feedback?
Vamos lá:
– Questionários: Disponibilizar ou enviar perguntas de forma online, para que o seu cliente tenha a oportunidade de avaliar diversos pontos sobre a sua empresa. Podem ser abordadas questões relacionadas a estrutura da empresa, atendimento, qualidade do produto/serviço ou até mesmo se atingiu as suas expectativas com a compra. Após o preenchimento do questionário, a empresa poderá fazer o levantamento das respostas e identificar quais pontos têm sido mais relevantes para o consumidor – identificando, assim, se ele ficou satisfeito após a compra.
– Telefonemas/mensagens pelo celular: É possível também entrar em contato com o cliente para conversar mais diretamente com ele. Mostrar o seu interesse em saber se o produto/serviço atingiu as suas expectativas e se há algo que deva ser melhorado. Mesmo que o cliente esteja insatisfeito, isso é uma oportunidade para que ele diga algo a você e que possa ser oferecida uma experiência melhor a ele.
– Softwares de pesquisa: Algumas empresas possuem recursos como tablets ou totens, que possibilitam que o cliente responda algumas perguntas no próprio PDV. Pode ser uma forma interessante de abordagem, pois o cliente está com todas as suas impressões em tempo real sobre a sua empresa e poderá utilizar esse recurso para elogiar ou desabafar.
– Caixa de sugestões: Esse é o modelo mais tradicional que existe. As famosas “caixinhas de sugestões” colocadas, geralmente, no balcão de pagamento, possibilita que os clientes preencham um papel de forma anônima e depositem em uma pequena urna.
Não importa a forma como está sendo feito! O importante é que toda empresa crie o hábito de levantar informações sobre a percepção que o seu cliente teve em relação a ela. Não podemos ignorar o fato do cliente ter algo a reclamar. Se a experiência foi negativa, procure oferecer um desconto e oferecer uma nova chance para que ele tenha uma experiência diferente. Mostre ao seu cliente que você se preocupa com as suas opiniões e que irá melhorar.
Caso a percepção seja positiva, procure manter o nível e buscar melhorias sempre! O feedback positivo indica que você está realizando um bom trabalho e, para o cliente, a régua de avaliação sobre a sua empresa estará sempre no máximo. Qualquer deslize, pode mudar essa avaliação. Não o decepcione.
A fidelidade do cliente vai até o momento que ele encontra algo melhor, mais rápido, com uma melhor experiência ou com o melhor preço.
Pense nisso!
Leia outros artigos
Como alinhar propósito e estratégia nas vendas corporativas
Os tempos em que bastava pressionar clientes para fechar negócios ficaram para trás e, hoje em dia, o mercado exige muito mais.
ODS 3 e a Alta Performance: O Equilíbrio Entre Resultados e Qualidade de Vida
Trago agora algumas reflexões que associam o ODS 3 à alta performance e que vão te ajudar no objetivo de manter bons resultados sem diminuir a qualidade de vida da equipe.
ROI em treinamentos: como avaliar o impacto no crescimento da empresa
As organizações ainda encontram dificuldades para avaliar com precisão o retorno obtido com as ações de capacitação. Por isso, resolvi tocar nesse assunto hoje para que você consiga avaliar o impacto no crescimento da sua empresa.