Você sabe o que significa turnover? Traduzindo esse termo em inglês, temos “virada” ou “renovação”. Esse termo também é conhecido como a taxa de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa.
E a rotatividade é algo normal dentro de uma empresa. Seja pelo fato do colaborador pedir demissão ou ser demitido, faz parte da rotina estar atenta às formas de buscar novas contratações.
Uma pesquisa apresentou que o Brasil é o 2º país do mundo que mais sofre com contratações erradas. E esse erro custa caro! Podemos elencar alguns prejuízos:
– Necessidade de um novo processo de contratação: Uma contratação que não deu certo pode custar 15 vezes um salário (fonte: segs.com.br. Parece muito? Se considerarmos os custos com a demissão do antigo funcionário e com os custos de admissão de um novo (divulgação da vaga, treinamento, etc) podemos ter esse prejuízo financeiro no processo;
– Imagem da empresa: Os colaboradores são um dos principais pontos de contato que o cliente tem com uma marca. Afinal, são eles que representam os valores e a identidade do negócio. Ter funcionários que, de alguma forma, prejudiquem a visão que os consumidores tem sobre a empresa podem causar prejuízos financeiros e de imagem;
– Produtividade da equipe: Dependendo da quantidade de colaboradores que você possui na empresa, precisamos pensar em uma equipe que pode se encaixar. Que tenha a capacidade de se organizar e trabalhar (todos) juntos, visando os objetivos e metas da empresa.
Quando um colaborador não se encaixa com os demais, pode afetar diretamente a produtividade de outros e até mesmo prejudicar o clima organizacional da empresa.
– Tempo extra no treinamento de um novo colaborador: Como disse, o prejuízo pode ir além do financeiro. Você pode ter prejuízo com o seu tempo também. Afinal, será necessário contratar um novo funcionário e dedicar a sua atenção a treiná-lo e capacitá-lo para as funções que você deseja.
Então, contratar novos colaboradores é um dos maiores desafios para toda empresa, independente do porte que ela possui. Uma das formas que encontramos para evitar esses erros é realizar uma análise de perfil. Já ouviu falar?
Uma análise de perfil auxilia no processo de contratação de novos profissionais e no acompanhamento efetivo do desenvolvimento socioemocional de colaboradores. Através dela, podemos garantir:
– Praticidade e agilidade no Recrutamento e Seleção;
– Compreender e melhorar a jornada do colaborador, garantindo a diversidade e estímulo ao potencial de cada um.
– Percepção de talentos, interesses e potencialidades;
– Identificação de sinais sutis não verbalizados;
– Controlar e reduzir o índice de turnover de Colaboradores
Busque identificar qual o perfil correto para o novo colaborador. Identifique, entre a sua equipe de profissionais, como poderá encaixar esse novo integrante (de acordo com as suas qualidades pessoais e profissionais). Após definir o perfil, realize um processo seletivo capaz de analisar as competências e habilidades que deseja para esse novo colaborador.
Ainda tem dúvidas sobre a forma correta para contratar? Busque a visão profissional de alguém que pode guiar esse processo para você. O mais importante é tomar uma decisão que minimize todo e qualquer tipo de risco.
#mardegantr #aprendizado #vendas #valor #atendimentoaocliente
Leia outros artigos
A importância da relação interpessoal para a sua equipe!
Um dos maiores desafios na gestão de pessoas, é o de criar um bom ambiente de trabalho para todos. Um espaço onde a boa convivência e o apoio entre a equipe podem melhorar a qualidade entre as pessoas que convivem diariamente. Mas não é uma tarefa simples! Afinal,...
Quais são os maiores empecilhos nas vendas?
A equipe de vendas deve estar preparada para uma série de objeções do cliente no momento da compra, não é mesmo? Por isso sempre digo: é fundamental que os vendedores tenham planejamento estratégico para vender e não depender do improviso para conseguir convencer os...
The Great Resignation – você já ouviu falar sobre?
Passados dois anos de pandemia e tendo um cenário econômico instável por inúmeros motivos, imaginamos que as pessoas estão buscando cada vez mais se garantir nos seus respectivos empregos e não se tornar estatística nos dados dos números de desempregados, não é mesmo?...