Eu sei que você associou a palavra “sustentabilidade” ao meio ambiente, mas calma: ela não se resume somente a isso e pode ser interpretada no trabalho também. Isso porque a sustentabilidade representa uma abordagem que equilibra os interesses de todas as partes envolvidas no negócio.
Sobre isso, eu penso que um ambiente mais saudável, organizado e transparente tem potencial para aumentar a produtividade de forma natural, sem exigir cobranças excessivas ou pressão desnecessária. Convido você a entrar nessa conversa e refletir comigo qual é o impacto na produtividade causado pelas práticas pautadas na sustentabilidade.
A base da sustentabilidade no trabalho
A sustentabilidade no trabalho pode ser vista como um equilíbrio entre três pilares essenciais: pessoas, processos e resultados. Se uma empresa alcança excelência neste tripé, é criado um ambiente de trabalho onde todos os envolvidos se beneficiam mutuamente.
Ao meu ver, isso está relacionado ao ODS 8 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU), que fala sobre trabalho decente e desenvolvimento econômico. Inclusive, eu tenho meu trabalho alinhado ao ODS 8, além dos ODS 3, 4, 5 e 18, justamente por entender que a decência de um trabalho se traduz em produtividade, desde a liderança até os colaboradores. Mas ainda precisamos dar mais atenção ao assunto, já que uma pesquisa realizada pela consultoria de inovação TEC Institute aponta que 75% das empresas não possuem certificação de sustentabilidade ou ESG (Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança).
Sendo que com a governança e a sustentabilidade estão ligadas diretamente no trabalho, visto que reúnem princípios e regras que ditam o rumo da gestão de uma empresa, sempre com base no aumento do valor do negócio e no resguardo dos interesses dos acionistas. Baseado nisso, os princípios e regras da sua empresa estão verdadeiramente claros? Pense sobre, porque pode ser exatamente esta uma das razões para a produtividade da sua equipe não estar nos níveis desejáveis.
Saiba como equilibrar pessoas, processos e resultados
Agora, você deve estar com a seguinte dúvida: “Flávia, então o que eu faço para equilibrar pessoas, processos e resultados na minha empresa para melhorar a produtividade?”. Para lhe ajudar nisso, elenquei alguns pontos:
– Ouvir primeiro: o primeiro passo para estabelecer este equilíbrio consiste em mapear todas as partes interessadas (líderes, gestores, funcionários, etc.) e entender suas necessidades específicas, como esclarecimentos de dúvidas e orientações acerca dos processos de trabalho;
– Mudança cultural: a implementação de práticas sustentáveis exige mudança cultural profunda dentro das organizações, que vai desde a escolha de processos eficientes a serem desenvolvidos até a forma saudável de lidar com objeções de clientes. Dito isso, não basta que apenas a liderança compreenda o valor da mudança cultural — toda a empresa precisa incorporar estes princípios em suas atividades diárias;
– Transparência sempre: empresas que compartilham abertamente seus objetivos, desafios e conquistas constroem relações de confiança com colaboradores. Esta clareza nas comunicações permite que todos compreendam seu papel e contribuam de forma mais efetiva para os resultados, o que impacta diretamente na produtividade em termos de dedicação e empenho por conta do senso de pertencimento criado.
Bem-estar dos colaboradores influencia a sustentabilidade e a produtividade
Sempre defendi que o capital humano é o ativo mais valioso de qualquer organização. Mas para perceber reflexos positivos imediatos nos índices de produtividade, as empresas devem priorizar o bem-estar de seus colaboradores.
Para você ter uma ideia, proporcionar ao time o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como horários flexíveis e até trabalho remoto, é algo que contribui para a produtividade, pois os níveis de estresse diminuem e a satisfação geral dos funcionários aumenta. Então, sim, a sustentabilidade no trabalho também passa pela questão do bem-estar dos colaboradores. Dessa forma, analise como as pessoas se sentem com suas funções no trabalho para melhorar o que for preciso e seguir adiante. Faça perguntas, proponha soluções personalizadas e se esforce para entender o lado humano do seu time.
Leia também: ODS 5 e ODS 18: O Caminho para um Mercado Mais Justo e Inclusivo
Processos eficientes e recursos otimizados são sempre bem-vindos
A otimização de processos é fundamental para a sustentabilidade no trabalho, uma vez que ela pode potencializar a produtividade. Afinal, com ela é possível identificar gargalos (processos longos, falta de prioridade, falta de planejamento, etc.) e oportunidades de melhoria (mudanças no passo a passo de alguma tarefa, alinhamento com orientações de um superior, etc.), o que resulta em maior eficiência operacional (maior volume de atendimentos e mais vendas).
Medidas como redução do tempo ocioso no trabalho, digitalização de documentos e otimização das técnicas de vendas não apenas diminuem custos operacionais, mas também criam práticas de trabalho mais eficientes. Um exemplo disso é que a equipe de vendas poderá acessar documentos rapidamente na tela do computador enquanto falam com clientes, ao invés de manusearem papéis. Parece algo simples, mas o fato de mirar os olhos para a tela do computador ao invés de procurar por um papel com dados do cliente gera mais foco no atendimento.
Engajamento das equipes como fator competitivo no mercado
Eu realmente acho que o engajamento dos colaboradores é um diferencial estratégico para empresas que buscam ter maior sustentabilidade no trabalho. Explico aqui as razões. Imagine um fio condutor entre líderes e colaboradores. Esse fio pode ser o alinhamento entre visões e valores da empresa com os funcionários, por exemplo.
A partir disso, uma empresa que conecta os objetivos individuais de seus funcionários com a missão da empresa cria um ambiente onde todos trabalham com propósito claro e direção definida. Por conta disso, não há desvios de rota desnecessários. Logo, um ambiente deste tipo costuma ser saudável e, por consequência, estimula a produtividade no dia a dia do negócio devido ao bem-estar sentido pelas pessoas no trabalho, que tendem a se engajar mais.
Desafios para a sustentabilidade no trabalho
Para que o impacto positivo causado pela sustentabilidade no trabalho seja visto na produtividade, é preciso superar desafios, lógico. Ou seja, não é só conciliar o crescimento da empresa com o bem-estar dos colaboradores que estará tudo bem, que os resultados virão naturalmente. Sobre isso, eu destaco:
– Resistência a mudanças: pode dificultar a adoção de práticas inovadoras em prol da produtividade porque o ato de mudar pode ser visto como algo dispendioso de tempo e de energia por parte dos funcionários. Isso exige planejamento cuidadoso (considerar as negativas das pessoas, executar as etapas nos prazos estabelecidos, etc.), diálogo aberto e demonstrações práticas de que a mudança será benéfica a todos com base em exemplos reais;
– Ambientes inflexíveis: locais de trabalho rígidos demais também influenciam negativamente a produtividade, pois exigem maior esforço para aceitação e certa repulsa pelas “mãos de ferro” dos líderes. Por isso mesmo, o ideal é propiciar um bom ambiente todos os dias, sem amarras em excesso e com liberdade para todos realizarem seus trabalhos;
– Mensuração dos impactos: métricas de produtividade (tempo médio de execução de uma tarefa, taxa de conversão de leads, etc.) precisam considerar tanto resultados financeiros quanto fatores humanos. Para a sustentabilidade imperar no trabalho, é necessário olhar para lucros, entregáveis, qualidade do atendimento e etc, tudo ao mesmo tempo e com a devida atenção para cada área.
Para sua equipe vender mais, a Mardegan TR® é a solução
Você não precisa mais penar para encontrar soluções que façam seu time de vendedores alcançar resultados expressivos: com a Mardegan TR®, você vai ter acesso a orientações que funcionam na prática e geram mais vendas.
A Mardegan TR® tem mudado a realidade de times comerciais de empresas de diversos segmentos com mentorias, palestras e programas de treinamento e desenvolvimento, bem como com consultorias especializadas. Aliás, estes serviços são customizados de acordo com a demanda da empresa no intuito de agir no foco dos problemas.
Vamos conversar para colocar boas medidas em prática e melhorar a produtividade da sua equipe de vendedores? Clique aqui, preencha o formulário no fim da página e entre em contato.
Visite meu blog e confira mais artigos sobre autodesenvolvimento, treinamento, vendas e outros assuntos relacionados.