
Você sabe reconhecer a importância da liderança para gerir uma equipe? Isso pode ser uma das grandes falhas em empresas. Quer saber o motivo?
É muito comum, ao ter uma equipe com pessoas e personalidades diferentes, existir alguns problemas de relacionamento ou falta de comunicação entre várias pessoas dividindo o mesmo espaço. E aí entra o papel do gestor comercial como líder! Alguém precisa assumir o controle do ambiente e fazer com que todas as pessoas envolvidas esqueçam as suas diferenças e trabalhem em prol dos objetivos da empresa.
Estar ciente do seu papel de liderança é evitar a omissão, ou seja, fingir que não está enxergando os problemas surgindo com receio de ter que interferir em determinado momento. Nesse sentido, estar alguns passos a frente de todos os problemas e eliminar focos de problemas farão com que a rotina do gestor comercial não seja apenas controlar discussões ou problemas de relacionamento.
Então, esteja sempre a frente da sua equipe. Mostre que o seu papel é guiar todos eles e que todos devem estar atento ao que você fala ou decide. A partir do momento em que você conquista essa autoridade, você conseguirá estar envolvido com todos os processos que estão acontecendo dentro da equipe, os seus colaboradores terão alguém a quem recorrer para dividir os seus problemas ou pensamentos e você poderá ter muito mais controle sobre as coisas que acontecem a sua volta.
Para facilitar o seu papel, separei cinco dicas para você gerir bem a sua equipe e evitar qualquer ameaça na produtividade de cada um deles. Vamos lá?
– Seja o exemplo da sua equipe: Grandes líderes devem ser vistos como exemplo, modelo perfeito a ser seguido. Como exigir determinada postura ou comportamento da equipe se o próprio líder não apresenta isso? Você deverá ser um exemplo prático do que deve ser seguido por todos, fazendo assim com que você conquiste a confiança de quem está a sua volta.
O papel do gestor é, sim, muito difícil! E exige muita dedicação. Quanto mais próximo você estiver dos problemas, mais fácil de resolvê-los. Lembre-se sempre disso.
– Seja claro com seus colaboradores, inclusive nas metas: O bom líder deve determinar as metas a serem alcançadas pela equipe e, também, mostrar o caminho que devem percorrer para chegarem até lá. Não basta apenas cobrar deles! Mostre como eles devem fazer. Dê exemplos, capacitação para seus colaboradores e esteja próximo para acompanhar o desenvolvimento de cada um.
– Tenha um bom relacionamento com eles: Muitos gestores comerciais podem imaginar que, para ser líder, você deve deixar as pessoas com medo. Estar sempre sério, dar broncas ou ser duro com seus funcionários. Porém, não é isso que deve ser feito. A liderança não tem nenhuma relação com o medo da demissão. A liderança deve ser um efeito natural, onde sua equipe percebe que precisa ouvir e seguir você para ter um bom rendimento. E é importante, nesse cenário, estabelecer um bom relacionamento entre você e eles. Afinal, é necessário que eles tenham abertura para o diálogo com você até mesmo para que possam discutir ideias, expor situações ou tudo o que for relevante para atingir as metas da empresa.
Percebeu que estamos diferenciando gestor comercial x líderes? Nem todo gestor comercial é um líder. Para ser, precisa cumprir esses e outros requisitos, fazendo com que a sua imagem seja sinônimo de confiabilidade e autoridade no assunto. Caso ainda não esteja conseguindo exercer o seu papel de liderança, avalie os motivos e impeditivos que não permitem com que seus colaboradores te considerem como tal.
Repense a sua postura, a sua comunicação e a sua equipe. Identifique o que deve ser mudado e faça com que as pessoas queiram te seguir e acreditem em você. Todos ganham com isso: você, eles e a sua empresa.
#mardegantr #aprendizadoemvendas #competencia #socioemocional #equipedevendas #treinamentoemvendas
Leia outros artigos
ODS 3 e a Alta Performance: O Equilíbrio Entre Resultados e Qualidade de Vida
Trago agora algumas reflexões que associam o ODS 3 à alta performance e que vão te ajudar no objetivo de manter bons resultados sem diminuir a qualidade de vida da equipe.
ROI em treinamentos: como avaliar o impacto no crescimento da empresa
As organizações ainda encontram dificuldades para avaliar com precisão o retorno obtido com as ações de capacitação. Por isso, resolvi tocar nesse assunto hoje para que você consiga avaliar o impacto no crescimento da sua empresa.
Como desenvolver inteligência comercial e transformar resultados em vendas
Ao longo do conteúdo, vou compartilhar com você alguns conhecimentos sobre vendas e inteligência comercial.