
Direcionar a atenção da equipe comercial e o orçamento do marketing para a captação de novos clientes ou para a manutenção dos atuais? Essa é uma das grandes dúvidas de várias empresas que, em determinado momento, acabam priorizando a busca por novos consumidores e deixando de lado a criação de um relacionamento com quem já conhece a sua marca. Isso pode ser um grande erro! Vamos entender o motivo?
É natural e compreensível que uma empresa queira aumentar a sua base de clientes. Apresentar-se para pessoas que ainda não te conhecem para que, eventualmente, possam tornar-se consumidores da sua marca. Nesse processo, a equipe comercial direciona o seu trabalho para a prospecção e novas vendas assim como a verba do departamento de marketing fica voltada para um novo público. Mas jamais devemos esquecer o trabalho de marketing de relacionamento que a nossa empresa deve fazer.
Quando falamos sobre fidelizar clientes, o que nós buscamos? O primeiro ponto é ter um consumidor que possa sempre comprar e indicar a nossa empresa. Fazer com que o vínculo criado seja capaz de influenciar novas pessoas a conhecerem nosso negócio. Além disso, podemos transformar esse cliente em um “advogado da marca”, termo extremamente comum quando abordamos a relação entre redes sociais e o novo mercado consumidor.
A Internet aproximou muito o contato entre consumidor e empresa. Ou seja, tornou-se muito mais fácil um cliente insatisfeito deixar um comentário na sua página ou perfil nas redes sociais, ficando visível para todos. Essa atitude pode influenciar outras pessoas a não comprarem nada da sua marca, com receio de vivenciarem a mesma experiência negativa relatada na reclamação. Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Então é aí que nós falamos sobre os “advogados da marca”, clientes que criaram um relacionamento positivo com a sua empresa e vão se posicionar na defesa da sua imagem.
Então, é fundamental criar uma relação de lealdade com o cliente. Fazer com que ele não troque a sua empresa pelo concorrente, que ele defenda a imagem da sua marca perante os outros e que ele influencie outras pessoas a consumirem os seus produtos ou serviços. Mas como podemos fazer isso? Vou deixar algumas dicas que você, gestor comercial, pode aplicar:
– Desenvolva programas de fidelidade: Pode ser um sistema de acúmulo de pontos por compra, recompensa por recorrência de consumo ou desconto por indicação, não importa. Ofereça algo para o seu cliente. Mostre que, ao comprar na sua empresa, ele poderá vivenciar uma dinâmica que o fará ter algum retorno.
– Invista em um suporte ágil: O seu cliente teve um problema com seu produto ou serviço? Identifique e resolva o quanto antes! Um suporte eficaz será fundamental para que o consumidor veja os seus esforços em lhe oferecer uma experiência positiva ou na resolução de possíveis problemas. O nível de confiança que ele terá com a sua marca aumentará e, consequentemente, a chance de retribuir sendo leal a ela.
– Entenda as necessidades do seu cliente: a maneira mais eficaz de fidelizar e vender sempre a um cliente é ter, sempre, uma solução que irá atender as suas necessidades ou desejos. O comportamento do consumidor muda e aquelas empresas que não acompanham podem ser substituídas por concorrentes que sabem reconhecer o que o cliente precisa. Esteja sempre atento a isso.
– Monitore, sempre, o que dizem sobre você: Acompanhe tudo o que é falado sobre a sua marca nas redes sociais e quem são as pessoas que estão comentando – seja positivamente ou negativamente. Procure valorizar aquelas que divulgam, por conta própria, alguma experiência positiva que teve com você e procure retribuir de alguma forma. Para as pessoas que estiverem relatando alguma insatisfação, seja rápido e foque em um atendimento simpático e educado, colocando-se a disposição para que o cliente tenha uma outra visão sobre você.
Então, invista no seu consumidor! Faça com que ele se sinta lembrado e valorizado. Além de ser (financeiramente) mais barato fidelizar um cliente ao invés de buscar um novo, você cria defensores para qualquer crise que a sua empresa pode enfrentar e também a certeza que muitos consumidores criarão um vínculo diferenciado com a sua marca, impossibilitando que um concorrente atraia a sua atenção tão facilmente.
#aprendizadoemvendas #gestorcomercial #treinamentoemvendas #analisedeperfil #vendedor #mardegantr
Leia outros artigos
Como alinhar propósito e estratégia nas vendas corporativas
Os tempos em que bastava pressionar clientes para fechar negócios ficaram para trás e, hoje em dia, o mercado exige muito mais.
ODS 3 e a Alta Performance: O Equilíbrio Entre Resultados e Qualidade de Vida
Trago agora algumas reflexões que associam o ODS 3 à alta performance e que vão te ajudar no objetivo de manter bons resultados sem diminuir a qualidade de vida da equipe.
ROI em treinamentos: como avaliar o impacto no crescimento da empresa
As organizações ainda encontram dificuldades para avaliar com precisão o retorno obtido com as ações de capacitação. Por isso, resolvi tocar nesse assunto hoje para que você consiga avaliar o impacto no crescimento da sua empresa.