
Formar uma equipe de vendas (e definir todas as estratégias que serão utilizadas) é um dos maiores desafios em todas as empresas. Nem sempre as coisas saem como o esperado, não é mesmo?
Por isso, é fundamental ter um planejamento adequado e definir todas as estratégias de venda que serão aplicadas no atendimento e (também) no pós-venda com o cliente. Tendo boas estratégias é possível alavancar os números e o faturamento da empresa, garantindo assim o crescimento e o sucesso da mesma.
É importante sempre ressaltar que a habilidade em vender é algo que pode ser trabalhada e conquistada por qualquer pessoa. É possível mostrar ao cliente que você é a pessoa certa para direcioná-lo na sua tomada de decisão! Separei algumas dicas úteis para todos aqueles que querem melhorar o seu desempenho:
– Conheça o que você vende!: Parece simples, não é mesmo? Mas muita gente não procura estudar a fundo o produto/serviço que está oferecendo. Assim, como é possível convencer o cliente que ele fará uma boa escolha? Então é fundamental estar atento a todos os detalhes e diferenciais do que está sendo vendido – garantindo assim uma maior confiabilidade para o cliente;
– Tenha empatia pelo cliente: O vendedor precisa ser o solucionador de problemas. Afinal, o seu cliente está buscando no seu produto/serviço a solução para algo. Então, coloque-se no lugar do cliente, ouça o que tem a dizer – crie uma conexão verdadeira com ele. Não “empurre” uma venda que não será necessária para ele. As metas no final do mês são importantes? Claro que são! Mas também é (muito importante) encantar e fidelizar o seu cliente para que ele volte mais vezes;
– Antecipe-se para contornar objeções: esteja preparado a tudo que pode causar algum tipo de risco para a negociação. Quais dúvidas o meu cliente pode ter? O que ele pode perguntar? Se ele comparar o meu produto/serviço com a concorrência, terei a capacidade de argumentar com ele? Busque criar um histórico das objeções que encontrou anteriormente (com outros clientes), para que já saiba exatamente quais pontos podem ser abordados. E, quando confrontado, mostre segurança ao cliente;
– Planeje a sua rotina de trabalho: Precisa atender novos clientes enquanto está lidando com o pós-venda ou com clientes ainda indecisos sobre a compra do seu produto/serviço? Procure planejar a sua rotina diária, de modo a conseguir cumprir todas as suas obrigações. Tenha uma agenda ou um caderno, e vá organizando as duas tarefas de uma forma que não sobrecarregue o seu trabalho e que possa continuar rendendo o esperado dentro da empresa.
Leia outros artigos
Como alinhar propósito e estratégia nas vendas corporativas
Os tempos em que bastava pressionar clientes para fechar negócios ficaram para trás e, hoje em dia, o mercado exige muito mais.
ODS 3 e a Alta Performance: O Equilíbrio Entre Resultados e Qualidade de Vida
Trago agora algumas reflexões que associam o ODS 3 à alta performance e que vão te ajudar no objetivo de manter bons resultados sem diminuir a qualidade de vida da equipe.
ROI em treinamentos: como avaliar o impacto no crescimento da empresa
As organizações ainda encontram dificuldades para avaliar com precisão o retorno obtido com as ações de capacitação. Por isso, resolvi tocar nesse assunto hoje para que você consiga avaliar o impacto no crescimento da sua empresa.